10.2.10

DIA DE SÃO VALENTIM


O Dia de S.Valentim ou Dia dos Namorados comemora-se a 14 de Fevereiro, sendo um apetecível pretexto para as habituais trocas de presentes entre enamorados, sejam os singelos cartões, flores, chocolates ou um jantar romântico, dependendo da imaginação e disponibilidade de cada um.
A propósito deste tema, duas alunas do oitavo ano, Cláudia e Fátima, e um aluno do nono ano, Mickael, sob a orientação da professora Ana Isabel, quiseram saber quem foi Valentim e o motivo que o tornou santo. Tiveram, igualmente, curiosidade em ler cartas e poemas de amor de escritores conhecidos, constatando que, seja Ovídio, Camões, Pessoa ou Florbela Espanca, todos sentiram a acutilante setinha de Cupido.
E, já que falamos de amor, não poderíamos olvidar a sua Deusa suprema, Vénus, mãe de Cupido, tão cara aos lusitanos que venciam os obstáculos marítimos da epopeia camoniana. A deusa não está apenas representada nas Letras, como também na escultura, pintura ou outras formas artísticas. Descobrimos o quadro “O Nascimento de Vénus”, de Botticelli, numa obra da Biblioteca e aproveitámo-la para a exposição de trabalhos nas vitrinas da Biblioteca Escolar.
Resta-nos desejar um Dia de S.Valentim cheio de surpresas!


Sem comentários: