terça-feira, 28 de abril de 2009

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro - Abril em Livro

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Livro, os alunos do 9º ano, expõem, nos expositores à entrada da Biblioteca, livros, por eles concebidos nas aulas de Oficina de Artes.











Nas vitrines, a exposição Livros em Abril, desataca alguns livros relacionados com o 25 de Abril.











Partilha de Leituras - 7º A

Na sequência da actividade Livros & Companhia realizada durante a Semana da Leitura, os nossos jovens leitores da turma A, do 7º ano, propuseram-se continuar a partilhar as suas leituras e, simultaneamente, colaborar com a equipa da Biblioteca Escolar na dinamização deste blogue divulgando aqui a sua opinião sobre os livros que estão a ler.
Assim, neste dia Mundial do Livro, iniciamos esta partilha online, com as sugestões do Tiago e da Joana.
Esperamos que este exemplo vos contagie e incentive a participarem.
As vossas opiniões são importantes.


O Tiago Simões, do 7º A, sugere a leitura de:

Livro: Cão espião
Autor: Andrew Cope
Ilustrador: Chris Mould
Editora: Civilização Editora
N.º de páginas: 174
Data de publicação: 2006




Resumo: Contar a história de uma cadela poderia não ter grande interesse, mas contar aventuras e mais aventuras de um agente secreto, com capacidades ainda maiores que o 007, então aí, com todo a certeza que a quereríamos conhecer melhor
Pois é, nesta obra encontrei um agente secreto britânico, que não é nem mais nem menos que Lisa, uma cadela muito, mas mesmo muito, especial. Fala cinco línguas, joga Playsatation, assobia, enfim, faz tudo o que nós, humanos, fazemos.
Lisa, ou melhor, agente GM 451, para escapar a um perigoso barão da droga teve de se esconder numa família, esolhida por ela, família Coelho, até os servoços secretos a irem buscar.
Muitas aventuras teve de viver ao lado desta família, para escapar às garras do inimigo. Para isso, não poderia esquecer duas regras muito importantes: tentar ser um cão normal e não se afeiçoar muito à família Coelho.
Regras que quase nunca conseguiu cumprir.

O que me agradou mais neste livro:
O que mais me agradou neste livro foram as aventuras de Lisa, uma cadela dos Serviços Secretos Britânicos. Para esta cadela não há impossíveis, mas sim desafios.
Ler o jornal, enquanto faz as necessidades, beber sumo, pela palhinha, são apenas pequenas capacidades demonstradas, das muitas outras ainda por descobrir.


Este livro existe na Biblioteca da Escola?
Não, mas gostaria que a minha escola comprasse o livro. As muitas e muitas aventuras ao longo do livro são contadas de uma forma simples e com muita imaginação. Depois de o lermos, nunca mais o conseguimos esquecer e parar de o aconselhar aos amigos.

Da mesma colecção:

Cão Espião 2













A Joana Paiva, também do 7º A, sugere a leitura de:

Livro: Factos Marados
Autor: Terry Deary e Martin Brown
Editora: Europa América
Colecção: História Horrível



Resumo: Para começar, este livro fala sobre História para além de falar de coisas "nojentas".
Adorei este livro, logo no início, e foi ficando cada vez mais interessante e divertido (contrariamente ao que me tinha sucedido com a leitura de "Adrian Mole na Crise da Adolescência" de Sue Towensed, que ao princípio não gostei mas depois adorei - estão lembrados?).
Antes de explicar como é o livro, digo já que o recomendo, não só para os que gostem de coisas nojentas e de História, mas para todos, porque eu ri-me muito ao ler este livro.
"Factos Marados" fala sobre variadas coisas, mas sempre de forma divertida. Os assuntos são variados: assassinos com estilo, banquetes nojentos, doenças dolorosas (o meu capítulo favorito, torturas de professores, reis com uns parafusos a menos e muito mais.
Se lerem a introdução vão logo gostar e podem requisitá-lo, na Biblioteca da Escola, para leitura domiciliária.
Também podem requisitar outros livros da colecção, como por exemplo, "Matemática Assassina".
Para finalizar, eu adorei e penso que vocês também vão adorar.
De que estão à espera? Requisitem o livro na Biblioteca e partilhem connosco a vossa opinião.



domingo, 19 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro - Passatempo "Um livro, uma foto"

No âmbito do Dia Mundial do Livro, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo “Um livro numa foto”. No dia 23 de Abril, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário são convidados a tirar uma fotografia que retrate uma situação de leitura ou que de alguma forma esteja relacionada com livros.

Consulta o regulamento.
Participa!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Camões é um Poeta Rap





Inserido no Plano de Actividades, articulado entre as escolas do concelho e a Biblioteca Municipal, os alunos do 9º ano das Escolas Secundárias da Figueira da Foz assistiram, ontem, no Auditório Municipal, ao espectáculo Camões é um poeta Rap, uma produção de "Arte Pública".
Com um excelente poder de comunicação, a performer Gisela Cañamero, falou sobre Camões e cantou os seus poemas.
Abordando esta temática de uma forma inovadora, que aproxima a obra de Camões à vivência contemporânea, conseguiu emocionar o público, através de uma sábia conciliação da palavra, ritmo, som e imagem.

Queres saber mais sobre este espectáculo, clica aqui.
Impressões
"Gostei muito do espectáculo. Foi uma forma de cativar todos a aprender a poesia de Camões sem que ninguém achasse aborrecido ou maçador".
Tatiana Leitão, 9º B

segunda-feira, 30 de março de 2009

Novas aquisições - BE

Eis as novas aquisições da BE que sugerimos para as férias que se aproximam.
Assim, já estão disponíveis para leitura domiciliária os livros da saga Luz e Escuridão, de Stephenie Meyer: Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse


e ainda os livros da saga dos Cavaleiros de Pern, de Anne McCaffrey: o Dragão Branco, a Demanda do Dragão e o Voo do Dragão.



quando voltares de férias, podes também requisitar, para veres na Biblioteca, o filme A Turma/entre les murs, de Laurent Cantet, Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008.

"A TURMA retrata um ano de um professor e da sua turma numa escola de um bairro problemático de Paris, microcosmos da multietnicidade da população francesa, espelho dos contrastes multiculturais dos grandes centros urbanos de todo o mundo. A escola, o desafio de ensinar e o conflito na sala de aula. Um filme a não perder."

Boas férias, boas leituras.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Concurso Nacional de Leitura - Resultados 2ª Fase

A informação acabou de nos chegar através da responsável pela Fase Distrital de Coimbra.
Todos sabemos que o regulamento determina que só dois de cada nível possam passar à Fase Nacional. Assim sendo, os apurados foram:

3º ciclo
Ana Carolina Marta Almeida – 7º ano
Escola Secundária c/3ºCEB de Oliveira do Hospital

Ana Filipa Lopes – 9º ano
Agrupamento de Escolas de Góis – EBI/JI de Góis

Secundário
Sílvia Catarina Marques Pisco
– 12º ano
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz

Inês de Melo e Silva Gomes – 12º ano
Escola Secundária c/3ºCEB da Quinta das Flores de Coimbra

Com um nível de participação bastante superior ao do ano passado, as nossas alunas portaram-se muito bem, sendo que o importante é participar com alegria e muito prazer pela leitura.
Às alunas seleccionadas os nossos parabéns, continuação de boas leituras e os desejos dos melhores resultados na Final Nacional.

Há barcas no cais - Jornadas Culturais

Estão a decorrer as Jornadas Culturais na nossa Escola.



Articulando o estudo do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, nas aulas de Língua Portuguesa, e a sua interpretação plástica, nas aulas de Oficina de Artes e de Educação Visual, os alunos do 9º ano produziram um espaço cénico com personagens tridimensionais alusivos a esta obra literária.

O resultado deste trabalho interdisciplinar, desenvolvido em articulação com a equipa coordenadora da BE, pode ser apreciado no átrio de entrada da escola durante as Jornadas Culturais.