quinta-feira, 21 de maio de 2009

Poesia é...



Poema colectivo elaborado pelos alunos, da turma A, do 7º ano, na aula de Língua Portuguesa.

Um Poder Chamado Palavra

Ontem, dia 20 de Maio, os alunos do 7º B, 10º A e 11º G foram assistirm, no auditório Municipal, ao espectáculo Um Poder Chamado Palavra, apresentado por Nuno Miguel Henriques.


"Este espectáculo assenta numa abordagem dinâmica e interactiva da Poesia Portuguesa e possui uma estética acessível a qualquer género de público, mas é especialmente dirigido aos jovens estudantes das disciplinas de Português e Língua Portuguesa. "

para saber mais vá ao Museu da Poesia

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia Internacional da Família

O dia 15 de Maio foi proclamado pela ONU como DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA.

Este ano, a nossa escola, aderiu à iniciativa do Plano Nacional de Leitura e convidou as familias a comemorarem este dia, sugerindo aos alunos:

- que escolham um livro na biblioteca escolar, capaz de interessar um dos seus familiares, para lerem em conjunto no Dia da Família. Preencham e entreguem aos familiares uma ficha/postal com a recomendação de leitura.
Poderão conversar um pouco sobre o que o livro lhes trouxe de novo;

e/ou

- que entrevistem um adulto da família sobre as suas leituras, utilizando o guião de entrevista a um familiar.

As respostas serão divulgadas no Jornal Escolar Interferências e neste blogue.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Desafios de Leitura - Maio

Em Maio...
... a emoção é LER!


Participa neste desafio e, no final do mês de Maio, habilita-te ao sorteio de emocionantes surpresas.

Boas leituras

terça-feira, 28 de abril de 2009

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro - Abril em Livro

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Livro, os alunos do 9º ano, expõem, nos expositores à entrada da Biblioteca, livros, por eles concebidos nas aulas de Oficina de Artes.











Nas vitrines, a exposição Livros em Abril, desataca alguns livros relacionados com o 25 de Abril.











Partilha de Leituras - 7º A

Na sequência da actividade Livros & Companhia realizada durante a Semana da Leitura, os nossos jovens leitores da turma A, do 7º ano, propuseram-se continuar a partilhar as suas leituras e, simultaneamente, colaborar com a equipa da Biblioteca Escolar na dinamização deste blogue divulgando aqui a sua opinião sobre os livros que estão a ler.
Assim, neste dia Mundial do Livro, iniciamos esta partilha online, com as sugestões do Tiago e da Joana.
Esperamos que este exemplo vos contagie e incentive a participarem.
As vossas opiniões são importantes.


O Tiago Simões, do 7º A, sugere a leitura de:

Livro: Cão espião
Autor: Andrew Cope
Ilustrador: Chris Mould
Editora: Civilização Editora
N.º de páginas: 174
Data de publicação: 2006




Resumo: Contar a história de uma cadela poderia não ter grande interesse, mas contar aventuras e mais aventuras de um agente secreto, com capacidades ainda maiores que o 007, então aí, com todo a certeza que a quereríamos conhecer melhor
Pois é, nesta obra encontrei um agente secreto britânico, que não é nem mais nem menos que Lisa, uma cadela muito, mas mesmo muito, especial. Fala cinco línguas, joga Playsatation, assobia, enfim, faz tudo o que nós, humanos, fazemos.
Lisa, ou melhor, agente GM 451, para escapar a um perigoso barão da droga teve de se esconder numa família, esolhida por ela, família Coelho, até os servoços secretos a irem buscar.
Muitas aventuras teve de viver ao lado desta família, para escapar às garras do inimigo. Para isso, não poderia esquecer duas regras muito importantes: tentar ser um cão normal e não se afeiçoar muito à família Coelho.
Regras que quase nunca conseguiu cumprir.

O que me agradou mais neste livro:
O que mais me agradou neste livro foram as aventuras de Lisa, uma cadela dos Serviços Secretos Britânicos. Para esta cadela não há impossíveis, mas sim desafios.
Ler o jornal, enquanto faz as necessidades, beber sumo, pela palhinha, são apenas pequenas capacidades demonstradas, das muitas outras ainda por descobrir.


Este livro existe na Biblioteca da Escola?
Não, mas gostaria que a minha escola comprasse o livro. As muitas e muitas aventuras ao longo do livro são contadas de uma forma simples e com muita imaginação. Depois de o lermos, nunca mais o conseguimos esquecer e parar de o aconselhar aos amigos.

Da mesma colecção:

Cão Espião 2













A Joana Paiva, também do 7º A, sugere a leitura de:

Livro: Factos Marados
Autor: Terry Deary e Martin Brown
Editora: Europa América
Colecção: História Horrível



Resumo: Para começar, este livro fala sobre História para além de falar de coisas "nojentas".
Adorei este livro, logo no início, e foi ficando cada vez mais interessante e divertido (contrariamente ao que me tinha sucedido com a leitura de "Adrian Mole na Crise da Adolescência" de Sue Towensed, que ao princípio não gostei mas depois adorei - estão lembrados?).
Antes de explicar como é o livro, digo já que o recomendo, não só para os que gostem de coisas nojentas e de História, mas para todos, porque eu ri-me muito ao ler este livro.
"Factos Marados" fala sobre variadas coisas, mas sempre de forma divertida. Os assuntos são variados: assassinos com estilo, banquetes nojentos, doenças dolorosas (o meu capítulo favorito, torturas de professores, reis com uns parafusos a menos e muito mais.
Se lerem a introdução vão logo gostar e podem requisitá-lo, na Biblioteca da Escola, para leitura domiciliária.
Também podem requisitar outros livros da colecção, como por exemplo, "Matemática Assassina".
Para finalizar, eu adorei e penso que vocês também vão adorar.
De que estão à espera? Requisitem o livro na Biblioteca e partilhem connosco a vossa opinião.



domingo, 19 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro - Passatempo "Um livro, uma foto"

No âmbito do Dia Mundial do Livro, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo “Um livro numa foto”. No dia 23 de Abril, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário são convidados a tirar uma fotografia que retrate uma situação de leitura ou que de alguma forma esteja relacionada com livros.

Consulta o regulamento.
Participa!