sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS


A Equipa da Biblioteca deseja a toda
a comunidade educativa
um Feliz Natal
e
um Ano Novo próspero em leituras.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Apresentação do livro "Gota de orvalho", de Maria Luisete Baptista



Decorreu no passado dia 16 de Dezembro, pelas 14h30, a sessão de apresentação do livro Gota de orvalho de Maria Luisete Baptista, no Auditório Municipal da Figueira da Foz.
Ao longo da sessão a autora pode tecer algumas considerações sobre a concepção da sua mais recente obra.
Segundo Luisete Baptista “Gota de orvalho faz jus ao provérbio africano “ o coração é água profunda que esconde coisas desconhecidas”. A construção do desconhecido acontece, nesta obra de ficção, pelo cruzamento de histórias e lances inesperados no xadrez vivencial. Raquel, presente ou ausente, está no centro da narrativa, a qual é também tecida pelos ecos que soam e que compelem a memória a transformar os fragmentos caleidoscópios das recordações em imagem de identidade. Estamos, pois, perante uma ficção sobre o desassossego e a procura, sendo estas ideias o centro da descrição possível da própria vida, de cada vida. Nesta, a nitidez das imagens e o reconto das experiências andam sempre de mão dada com o misterioso e o enigmático.”
O leitor é, assim, convidado a reflectir sobre a vida , os afectos e a unicidade de cada ser e a participar com suas próprias experiências no enredo da narrativa.







segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Natal chegou à Escola!

Como se diz “Feliz Natal” em japonês?

E no Havai? Como se desejam as boas festas nesta ilha do Pacífico?

E o que pensam sobre esta quadra natalícia poetas como Fernando Pessoa, Natália Correia ou Bocage?

Durante algum tempo, dois alunos da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, a Cláudia Salgueiro e o Mickael Oliveira, realizaram pesquisas e investigaram sobre estes assuntos. Depois, sob a orientação da professora Ana Isabel e com a colaboração da Biblioteca da escola e das professoras Teresa Carriço e Cecília Simões, organizaram uma exposição que ocupa as vitrinas da referida biblioteca.

E como o Natal se revela diferente não só no Mundo, como também nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, empreenderam uma viagem até às ilhas, de onde trouxeram o característico bolo de mel da Madeira, feito a partir do mel de cana-de-açúcar e uma casinha de Santana, com o seu telhado típico em colmo.

Nos Açores, ficaram a saber como se vive esta época do ano, as suas tradições e a gastronomia própria do Natal.

Em alemão Fröhliche Weihnachten , em francês Joyeux Noël , em inglês Merry Christmas ou na língua de Camões se deseja:

Feliz Natal!


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Feira do Livro

Durante esta semana, de 23 a 27 de Novembro, esteve aberta à comunidade educativa a Feira do Livro, no bar da escola.

Uma iniciativa dinamizada pelo Departamento de Línguas em colaboração com a Livraria K do Livro.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Encontro com...Paulo Moreiras

Hoje , o escritor Paulo Moreiras esteve presente na Biblioteca da nossa escola , pelas 15 horas, num encontro organizado pelo Departamento de Línguas em colaboração com a Livraria K do Livro.

O escritor falou acerca da sua criação literária e artística em geral e da sua obra mais recente Os dias de Saturno.

A sessão esteve aberta aos alunos, professores e funcionários, destacando-se a presença das turmas do 10º B e 11ºC.

Decorreu igualmente uma sessão de autógrafos, possibilitando um contacto mais próximo com o escritor Paulo Moreiras, que gentilmente autografou um exemplar para a Biblioteca.



terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dia Nacional da Cultura Científica


O Clube de Teatro da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado comemorou em colaboração com o Grupo de Física e Química, o Dia Nacional da Cultura Científica, apresentando um exercício Teatral sobre o poema de António Gedeão “Poema para Galileu”.

A actividade decorreu na Biblioteca da Escola, das 10:15h às 11:55h.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Encontro com José Jorge Letria

5as de Leitura na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, contou hoje com a presença do escritor José Jorge Letria.
Os alunos do 8º B, acompanhados pelas professoras de Língua Portuguesa e Oficina de Artes assistiram à sessão, tendo duas alunas da turma lido um excerto do episódio de Inês de Castro do livro "Os Lusíadas - narrados aos jovens"de José Jorge Letria, uma adaptação em prosa da grande obra de Luís Vaz de Camões, de forma a ser entendida pelos mais jovens.

Concurso Nacional de Leitura

Pelo segundo ano consecutivo a nossa escola participa no Concurso Nacional de Leitura.
A prova relativa à 1ª fase realizar-se-á no dia 16 de Dezembro de 2009, pelas 15 horas, nas salas 8 e 9, com a duração de 45 minutos.
As obras seleccionadas para leitura são:
- conto Mestre Finezas, in Aldeia Nova, de Manuel da Fonseca - para o 3º Ciclo
- conto Singularidades de Uma Rapariga Loura, in Contos, de Eça de Queiroz - para o Secundário

Alunos do 3º Ciclo inscritos:

Samuel Campos Duarte - 7º B
Filipa Marques Guardado - 8ºA
Maria Leonor Afonso - 8ºA
Rafaela F. Henriques - 8ºB
Ana Salomé Guedes - 9ºA
Priscila Ferreira - 9ºA
João José Marques Llano - 9ºA
Joana Filipa Braga Marques - 9ºA
Paulo Filipe Nogueira - 9ºA
Patrick Daniel Oliveira - 9ºA
Manuel Correia Silva - 9ºA
Cláudia Oliveira - 9ºB
Bárbara Inês de Sá - 9ºB

Alunos do Secundário inscritos:

Isabeli Santiago - 10º A
Pamela Schmith Cruz Costa - 10º A
Sofia de Almeida - 10º A
Andreia Pereira Silva - 11º A
Alexandra Sofia Duarte Amaro - 11º A
Micaela Soraia - 11º C
Adriana C. F. Borges - 11º C
Inês Filipa Sequeira Santos - 11º D