terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura

Parabéns a todos os que participaram na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura.
Ficaram apurados para a 2ª fase a nível distrital os alunos:

Ana Salomé A. Guedes – 9ºA
Joana Filipa Marques – 9º A
Manuel Correia Silva – 9ºA
Andreia Pereira Silva -11ºA
Micaela Soraia Nunes Rocha - 11ºC
Sofia Daniela F. de Almeida - 10ºA

As obras seleccionadas para a 2ª fase do concurso, assim como a data e o local de realização da prova serão oportunamente divulgados.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Bom Ano... Boas Leituras!!!


Nas vitrines à entrada da BE está patente uma exposição com textos de autores lusófonos, sensibilizando para a leitura destes escritores, realizada pelas alunas Claúdia Salgueiro e Fátima Rodrigues, orientadas pela professora Ana Isabel Oliveira em colaboração com a equipa da BE.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS


A Equipa da Biblioteca deseja a toda
a comunidade educativa
um Feliz Natal
e
um Ano Novo próspero em leituras.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Apresentação do livro "Gota de orvalho", de Maria Luisete Baptista



Decorreu no passado dia 16 de Dezembro, pelas 14h30, a sessão de apresentação do livro Gota de orvalho de Maria Luisete Baptista, no Auditório Municipal da Figueira da Foz.
Ao longo da sessão a autora pode tecer algumas considerações sobre a concepção da sua mais recente obra.
Segundo Luisete Baptista “Gota de orvalho faz jus ao provérbio africano “ o coração é água profunda que esconde coisas desconhecidas”. A construção do desconhecido acontece, nesta obra de ficção, pelo cruzamento de histórias e lances inesperados no xadrez vivencial. Raquel, presente ou ausente, está no centro da narrativa, a qual é também tecida pelos ecos que soam e que compelem a memória a transformar os fragmentos caleidoscópios das recordações em imagem de identidade. Estamos, pois, perante uma ficção sobre o desassossego e a procura, sendo estas ideias o centro da descrição possível da própria vida, de cada vida. Nesta, a nitidez das imagens e o reconto das experiências andam sempre de mão dada com o misterioso e o enigmático.”
O leitor é, assim, convidado a reflectir sobre a vida , os afectos e a unicidade de cada ser e a participar com suas próprias experiências no enredo da narrativa.







segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Natal chegou à Escola!

Como se diz “Feliz Natal” em japonês?

E no Havai? Como se desejam as boas festas nesta ilha do Pacífico?

E o que pensam sobre esta quadra natalícia poetas como Fernando Pessoa, Natália Correia ou Bocage?

Durante algum tempo, dois alunos da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, a Cláudia Salgueiro e o Mickael Oliveira, realizaram pesquisas e investigaram sobre estes assuntos. Depois, sob a orientação da professora Ana Isabel e com a colaboração da Biblioteca da escola e das professoras Teresa Carriço e Cecília Simões, organizaram uma exposição que ocupa as vitrinas da referida biblioteca.

E como o Natal se revela diferente não só no Mundo, como também nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, empreenderam uma viagem até às ilhas, de onde trouxeram o característico bolo de mel da Madeira, feito a partir do mel de cana-de-açúcar e uma casinha de Santana, com o seu telhado típico em colmo.

Nos Açores, ficaram a saber como se vive esta época do ano, as suas tradições e a gastronomia própria do Natal.

Em alemão Fröhliche Weihnachten , em francês Joyeux Noël , em inglês Merry Christmas ou na língua de Camões se deseja:

Feliz Natal!


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Feira do Livro

Durante esta semana, de 23 a 27 de Novembro, esteve aberta à comunidade educativa a Feira do Livro, no bar da escola.

Uma iniciativa dinamizada pelo Departamento de Línguas em colaboração com a Livraria K do Livro.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Encontro com...Paulo Moreiras

Hoje , o escritor Paulo Moreiras esteve presente na Biblioteca da nossa escola , pelas 15 horas, num encontro organizado pelo Departamento de Línguas em colaboração com a Livraria K do Livro.

O escritor falou acerca da sua criação literária e artística em geral e da sua obra mais recente Os dias de Saturno.

A sessão esteve aberta aos alunos, professores e funcionários, destacando-se a presença das turmas do 10º B e 11ºC.

Decorreu igualmente uma sessão de autógrafos, possibilitando um contacto mais próximo com o escritor Paulo Moreiras, que gentilmente autografou um exemplar para a Biblioteca.



terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dia Nacional da Cultura Científica


O Clube de Teatro da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado comemorou em colaboração com o Grupo de Física e Química, o Dia Nacional da Cultura Científica, apresentando um exercício Teatral sobre o poema de António Gedeão “Poema para Galileu”.

A actividade decorreu na Biblioteca da Escola, das 10:15h às 11:55h.