terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Concurso Nacional de Leitura
Ficaram apurados para a 2ª fase a nível distrital os alunos:
Ana Salomé A. Guedes – 9ºA
Joana Filipa Marques – 9º A
Manuel Correia Silva – 9ºA
Andreia Pereira Silva -11ºA
Micaela Soraia Nunes Rocha - 11ºC
Sofia Daniela F. de Almeida - 10ºA
As obras seleccionadas para a 2ª fase do concurso, assim como a data e o local de realização da prova serão oportunamente divulgados.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Bom Ano... Boas Leituras!!!
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Apresentação do livro "Gota de orvalho", de Maria Luisete Baptista
Ao longo da sessão a autora pode tecer algumas considerações sobre a concepção da sua mais recente obra.
Segundo Luisete Baptista “Gota de orvalho faz jus ao provérbio africano “ o coração é água profunda que esconde coisas desconhecidas”. A construção do desconhecido acontece, nesta obra de ficção, pelo cruzamento de histórias e lances inesperados no xadrez vivencial. Raquel, presente ou ausente, está no centro da narrativa, a qual é também tecida pelos ecos que soam e que compelem a memória a transformar os fragmentos caleidoscópios das recordações em imagem de identidade. Estamos, pois, perante uma ficção sobre o desassossego e a procura, sendo estas ideias o centro da descrição possível da própria vida, de cada vida. Nesta, a nitidez das imagens e o reconto das experiências andam sempre de mão dada com o misterioso e o enigmático.”
O leitor é, assim, convidado a reflectir sobre a vida , os afectos e a unicidade de cada ser e a participar com suas próprias experiências no enredo da narrativa.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
O Natal chegou à Escola!
Como se diz “Feliz Natal” em japonês?
E no Havai? Como se desejam as boas festas nesta ilha do Pacífico?
E o que pensam sobre esta quadra natalícia poetas como Fernando Pessoa, Natália Correia ou Bocage?
Durante algum tempo, dois alunos da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, a Cláudia Salgueiro e o Mickael Oliveira, realizaram pesquisas e investigaram sobre estes assuntos. Depois, sob a orientação da professora Ana Isabel e com a colaboração da Biblioteca da escola e das professoras Teresa Carriço e Cecília Simões, organizaram uma exposição que ocupa as vitrinas da referida biblioteca.
E como o Natal se revela diferente não só no Mundo, como também nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, empreenderam uma viagem até às ilhas, de onde trouxeram o característico bolo de mel da Madeira, feito a partir do mel de cana-de-açúcar e uma casinha de Santana, com o seu telhado típico em colmo.
Nos Açores, ficaram a saber como se vive esta época do ano, as suas tradições e a gastronomia própria do Natal.
Feliz Natal!



sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Feira do Livro
Durante esta semana, de 23 a 27 de Novembro, esteve aberta à comunidade educativa a Feira do Livro, no bar da escola.
Uma iniciativa dinamizada pelo Departamento de Línguas em colaboração com a Livraria K do Livro.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Encontro com...Paulo Moreiras
O escritor falou acerca da sua criação literária e artística em geral e da sua obra mais recente Os dias de Saturno.

A sessão esteve aberta aos alunos, professores e funcionários, destacando-se a presença das turmas do 10º B e 11ºC.


Decorreu igualmente uma sessão de autógrafos, possibilitando um contacto mais próximo com o escritor Paulo Moreiras, que gentilmente autografou um exemplar para a Biblioteca.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Dia Nacional da Cultura Científica

O Clube de Teatro da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado comemorou em colaboração com o Grupo de Física e Química, o Dia Nacional da Cultura Científica, apresentando um exercício Teatral sobre o poema de António Gedeão “Poema para Galileu”.
A actividade decorreu na Biblioteca da Escola, das 10:15h às 11:55h.
