quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

História do Cinema pelos alunos do 12º A

Os alunos Ricardo, Sara, Soraia e Vanessa, do 12.º A, levantam um bocado do véu do que será a sua “ História do Cinema”, trabalho que está a ser realizado no âmbito da área curricular não disciplinar de Área de Projecto.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

"Matemática - gostar ou não gostar"

A propósito do tema "Matemática - gostar ou não gostar",

os alunos das turmas A e B do 8º ano elaboraram alguns

trabalhos em que o era o símbolo/desenho obrigatório.

A professora de Matemática
Elsa Moleiro

DIA DE SÃO VALENTIM


O Dia de S.Valentim ou Dia dos Namorados comemora-se a 14 de Fevereiro, sendo um apetecível pretexto para as habituais trocas de presentes entre enamorados, sejam os singelos cartões, flores, chocolates ou um jantar romântico, dependendo da imaginação e disponibilidade de cada um.
A propósito deste tema, duas alunas do oitavo ano, Cláudia e Fátima, e um aluno do nono ano, Mickael, sob a orientação da professora Ana Isabel, quiseram saber quem foi Valentim e o motivo que o tornou santo. Tiveram, igualmente, curiosidade em ler cartas e poemas de amor de escritores conhecidos, constatando que, seja Ovídio, Camões, Pessoa ou Florbela Espanca, todos sentiram a acutilante setinha de Cupido.
E, já que falamos de amor, não poderíamos olvidar a sua Deusa suprema, Vénus, mãe de Cupido, tão cara aos lusitanos que venciam os obstáculos marítimos da epopeia camoniana. A deusa não está apenas representada nas Letras, como também na escultura, pintura ou outras formas artísticas. Descobrimos o quadro “O Nascimento de Vénus”, de Botticelli, numa obra da Biblioteca e aproveitámo-la para a exposição de trabalhos nas vitrinas da Biblioteca Escolar.
Resta-nos desejar um Dia de S.Valentim cheio de surpresas!


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase

A data escolhida para a realização das provas é o dia 14 de Abril (4ª feira), às 14h30, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.

As obras seleccionadas para leitura são:

3º Ciclo
ALEGRE, Manuel - Cão como nós.
VIEIRA, Alice - O casamento da minha mãe.

Secundário
ORWELL, George - 1984.
CARVALHO, Mário de - Casos do Beco das Sardinheiras.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Escolhas que contam


Actividade quinzenal que envolve o corpo docente , com o objectivo de divulgar as preferências dos professores em relação ao fundo documental existente na BE (livros, Cd's, DVD's...), motivando a comunidade para a sua utilização.
Coube à equipa da Biblioteca dar inicio a esta actividade.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – 4ª edição

PROVAS DISTRITAIS
Terminadas as provas da 1ª Fase desta 4ª edição do Concurso Nacional de Leitura, organizadas pelas escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário de todo o país, os alunos vencedores irão começar agora a preparar as provas distritais. Este ano cabe à Biblioteca Municipal de Catanhede a organização da fase distrital deste concurso.
Na 1ª fase inscreveram-se mais de 450 escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário do nosso país, cerca de uma centena e meia mais do que no ano passado.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura

Parabéns a todos os que participaram na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura.
Ficaram apurados para a 2ª fase a nível distrital os alunos:

Ana Salomé A. Guedes – 9ºA
Joana Filipa Marques – 9º A
Manuel Correia Silva – 9ºA
Andreia Pereira Silva -11ºA
Micaela Soraia Nunes Rocha - 11ºC
Sofia Daniela F. de Almeida - 10ºA

As obras seleccionadas para a 2ª fase do concurso, assim como a data e o local de realização da prova serão oportunamente divulgados.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Bom Ano... Boas Leituras!!!


Nas vitrines à entrada da BE está patente uma exposição com textos de autores lusófonos, sensibilizando para a leitura destes escritores, realizada pelas alunas Claúdia Salgueiro e Fátima Rodrigues, orientadas pela professora Ana Isabel Oliveira em colaboração com a equipa da BE.