quarta-feira, 2 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA




Ontem comemorou-se um dia especial para os mais novos. Entre brincadeiras, jogos, passeios e outras diversões, recordou-se que as crianças têm direitos que nem sempre são respeitados.
A Declaração Universal dos Direitos da Criança, consignada há algumas décadas, continua a ser letra morta em muitos países do mundo, que forçam os mais pequenos ao trabalho precoce, à prostituição, a maus-tratos indiscriminados.
A aplicação desses direitos passa pelo zelo de todos nós, pela atenção e disponibilidade que facultamos aos que nem sempre se fazem ouvir.
Para recordar este dia, três alunos da escola, a Cláudia Salgueiro, a Fátima Rodrigues e o Mickael Oliveira, sob a orientação da professora Ana Isabel, elaboraram um trabalho patente no expositor da Biblioteca Escolar, onde constam os princípios que regem os direitos das crianças, bem como algumas frases de pensadores famosos a propósito dos mais novos.
E terminamos com as sábias palavras de Fernando Pessoa, esperando que a mensagem deste dia não passe inexoravelmente, antes permaneça:

“Depois pensemos, crianças adultas, que a vida Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,Vai para um mar muito longe, para o pé do Fado, Mais longe que os deuses.”


(texto de: Ana Isabel Oliveira)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Psicologia aplicada em Portugal - A Psicologia e o Desporto

No passada quinta feira, os alunos de Psicologia B do 12º Ano, turmas A e B, tiveram uma aula diferente na Biblioteca Escolar num clima agradável e propício à curiosidade e à aprendizagem. Esta actividade foi proposta pela professora Licínia Freitas e dinamizada pelo Dr. Paulo Cunha, psicólogo figueirense que tem trabalhado com a Selecção Nacional de Basquete.

Foram realçados os benefícios da prática desportiva, quer a nível físico, quer psicológico. O psicólogo realizou alguns testes que tinham como objectivo evidenciar a importância do factor mental na prática de qualquer desporto. Mostrou ainda alguns vídeos referentes à sua prática enquanto psicólogo de atletas de alta competição. De salientar a colaboração e participação activa dos alunos e das professoras Márcia Cruz, Ana Matos e Lurdes Florência.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Projecto BAME


Um dos grupos do Projecto multidisciplinar BAME (Biblioteca, Arquivo e Museu da Educação) encontra-se na nossa escola para inventariar o património arquivístico, museológico e bibliográfico.
O património bibliográfico seleccionado e catalogado nesta escola já está disponível na base de dados SIBME (Sistema Integrado de Bibliotecas do Ministério da Educação) no seguinte endereço: http://sibme.min-edu.pt/ / Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Teatro "Tic-Tac" na BE



No passado dia 5 de Maio os alunos Ana Carlos e Gabriel Aidos, da disciplina de Área de Projecto do 12º B, apresentaram às crianças do Jardim de Infância Conde Ferreira a peça teatral "Tic-Tac".
Pretendeu-se com este projecto chamar a atenção dos mais novos para os problemas ambientais que afectam a Terra. "Tic-Tac" foi o título escolhido é uma alusão ao tic-tac do relógio, uma vez que já não temos muito tempo para remediar os danos que fizemos à natureza.
A peça retrata a vida de quatro animais que está ameaçada pelas mãos do Homem.



A exploradora Ana procurou soluções com a ajuda dos meninos. Estes foram sempre um público atento, demonstranto conhecer as pequenas coisas que cada um pode fazer para que a Terra "não fique mais triste".


Ana Carlos 12ºB
Gabriel Aidos 12ºB

segunda-feira, 26 de abril de 2010

25 de Abril



Abril

Abril é o mês da Liberdade, da Revolução e da Democracia.
Abril é o mês da luta, do fim da guerra e dos capitães.
Abril é o mês dos sorrisos, dos cravos e da alegria.
Abril é o mês da Esperança, da Poesia e da renovação.
Abril é o mês dos Livros, do saber e da Cultura.
Abril é um mês a não esquecer!









quarta-feira, 21 de abril de 2010

Difusão de Informação



A Biblioteca Escolar (BE) disponibiliza a partir do dia 26 de Abril um novo meio de difusão de informação.

Todos os serviços prestados pela BE, actividades desenvolvidas pela escola, manchetes do dia, entre outras informações com relevância para a comunidade educativa, poderão ser visionados no LCD à entrada da biblioteca.

Para ser possível a disponibilização deste serviço estiveram envolvidos: na montagem do LCD, os alunos do Curso Profissional de Electrotecnia do 12.º ano, turma I: Álvaro Capela, Marcelo Bernardes, Tiago Amaro e Tiago Caeiro, sob a orientação do professor Marcelino Matos;

Na instalação do software aplicativo Splitview Revolution os alunos João Oliveira e Pedro Oliveira do Curso Tecnológico de Informática, do 12.º, turma F; sob orientação do professor Aloísio Faria;

Na produção gráfica, a professora Ana Borges.

Na edição da informação a equipa da Biblioteca Escolar.


A BE sempre ao serviço dos seus utilizadores!


Branca de Neve - Teatro

Dando continuidade às actividades da Semana da Leitura, decorreu na Biblioteca uma representação do conto Branca de Neve, uma adaptação da história infantil feita pelas alunas do Curso de Educação e Formação de Práticas de Acção Educativa, para as crianças do Jardim Escola Conde Ferreira.
Estas alunas também apresentaram uma composição musical "AEIOU" da sua autoria.

No final as crianças tiveram oportunidade de brincar com os fantoches, construir puzzles e fazer dobragens em papel com o apoio destas alunas.

Serviu a iniciativa, articulada entre a equipa da biblioteca e a professora da disciplina de Formação Tecnológica 4, como uma boa preparação para a formação em contexto de trabalho que se aproxima.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase

Decorreu ontem, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura.
Nesta fase distrital, participaram, em representação da nossa escola, os alunos do ensino básico: Ana Salomé Guedes, Joana Marques e Manuel Silva e as alunas do ensino secundário: Andreia Silva e Micaela Rocha.
O empenho e entusiasmo foi uma constante. A prova, este ano, foi dividida em duas fases. Numa primeira fase, todos foram sujeitos a uma prova escrita de escolha múltipla. Os alunos com melhores prestações na prova escrita foram apurados para a segunda fase.
O Manuel Silva ficou apurado para a segunda parte da prova do 3º Ciclo que consistia numa leitura expressiva de um poema, perante um auditório cheio de público. A Micaela Rocha, apurada para a segunda fase da prova no ensino secundário, teve de responder, a uma pergunta sobre a obra 1984, de George Orwell - qual a personagem que mais a marcou, de forma positiva ou negativa.
Ambos tiveram boas prestações embora nenhum tenha sido apurado para a fase nacional.
Parabéns a todos. Votos de continuação de boas leituras e... até à próxima.