5.6.08

5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente

"O tema seleccionado para a celebração do Dia Mundial do Ambiente em 2008 foi o das alterações climáticas - suas causas e efeitos, e as respostas que as sociedades podem adoptar para ajudar a inverter o processo.
Reconhecendo que as alterações climáticas constituem actualmente uma das grandes preocupações ambientais, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) insta os países, empresas e comunidades a reduzirem a emissão dos gases com efeito de estufa, sublinhando que todos nós podemos optar por fazer parte da solução, consumindo menos energia e fazendo opções mais ecológicas no nosso quotidiano."



A Terra não é para espezinhar

P. Kittiwongsakul/AFP (foto)

"Não, estes visitantes de uma exposição sobre ambiente num centro comercial de Banguecoque, a capital da Tailândia, não estão a pisar um imenso mapa da Terra em sinal de desrespeito pelo planeta. Mas a Terra não é para espezinhar; devemos preservar todo o seu património natural, e essa é a mensagem principal que esta exposição pretende transmitir aos seus visitantes. Por cima do mapa, estão as fotos da famosa exposição A Terra Vista do Céu - Um Retrato Aéreo do Nosso Planeta, de Yann Arthus Bertrand. O que estarão estes dois a comentar sobre as imagens do Corno de África, tiradas de avião? Será que só discutem geografia? Ou os conflitos armados, a seca e a fome que têm atingido as populações da região também entram na conversa? É que com guerra, fome e refugiados não há património natural que resista. "
Artigo das páginas centrais do jornal Público disponível para consulta na Biblioteca Escolar

Sem comentários: