12.7.08

Obras portuguesas online

Grupo Leya estabelece parceria com Google para disponibilizar obras portuguesas on-line


O grupo editorial Leya vai disponibilizar este ano excertos de obras de autores portugueses na Internet, no âmbito de uma parceria com o portal Google, para cativar mais leitores e promover os escritores a nível internacional.Hoje, na apresentação pública desta parceria, o administrador-delegado do grupo Leya, Isaías Gomes Teixeira, sublinhou que este acordo com a Google irá reforçar a estratégia de liderança da empresa no mercado da Língua Portuguesa.O objectivo, segundo Gomes Teixeira, é “alargar o número de leitores” e “agarrar os jovens para o mercado da leitura”, comunicando com eles nos locais onde eles estão, neste caso, a Internet.Através do site http://books.google.pt, o grupo editorial Leya irá disponibilizar este ano (sem uma data definida), excertos e capítulos de mais de mil títulos de autores portugueses, como Inês Pedrosa, Rodrigo Guedes de Carvalho, Manuel Alegre, Alice Vieira ou José Eduardo Agualusa. A estes somam-se ainda “nomes fortes” do grupo, nomeadamente José Saramago e António Lobo Antunes.“Óptima forma de promoção”Em declarações à Lusa, Isaías Gomes Teixeira referiu que os autores do grupo Leya, se assim o entenderem, podem recusar a colocação de capítulos ou excertos de obras suas na Internet, mas garantiu que esta é uma “óptima forma de promoção”.Este acordo com a Google, que permitirá a consulta de livros em Língua Portuguesa em todo o mundo, insere-se, segundo o responsável da Leya, numa “mudança estrutural na forma como se irá promover os autores lá fora”.“Uma das grandes questões do ‘marketing’ é dar a experimentar os livros”, referiu Gomes Teixeira, que se escusou a revelar o investimento nesta parceria e a estimativa de aumento de receitas de vendas de títulos.
pode ser consultado no jornal Público, de 11 de Julho

8.7.08

"Mar Adentro"


Ramón (Javier Bardem) é um tetraplégico que está preso a uma cama há trinta anos. A sua única janela para o mundo é a do seu quarto, perto do mar, mar em que tanto viajou mas também onde teve o acidente que lhe roubou a juventude e a vida. Desde então que Ramón luta pelo direito a pôr termo à vida dignamente, luta pelo direito à eutanásia.A chegada de duas mulheres à sua vida alterará a sua existência: Julia é uma advogada que está disposta a apoiar a sua luta a favor da eutanásia, Rosa, uma vizinha que não desiste enquanto não o convencer que viver vale a pena. A personalidade de Ramón acaba por cativar as duas mulheres, que são obrigadas a questionar, como nunca até então, os princípios que regem as suas vidas. Ramón sabe que só a pessoa que o ama verdadeiramente será aquela que o ajudará a realizar a sua última viagem.
.
Este DVD está já disponível na BE e foi uma oferta dos alunos de Filosofia e Psicologia B, das turmas do 12º A e B e do 11º D.

6.7.08

Final do ano lectivo

Com o ano lectivo a terminar e as férias a aproximarem-se é tempo para uma retrospectiva das actividades realizadas na BE.

Boas férias.

Boas leituras.