7.12.09

O Natal chegou à Escola!

Como se diz “Feliz Natal” em japonês?

E no Havai? Como se desejam as boas festas nesta ilha do Pacífico?

E o que pensam sobre esta quadra natalícia poetas como Fernando Pessoa, Natália Correia ou Bocage?

Durante algum tempo, dois alunos da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, a Cláudia Salgueiro e o Mickael Oliveira, realizaram pesquisas e investigaram sobre estes assuntos. Depois, sob a orientação da professora Ana Isabel e com a colaboração da Biblioteca da escola e das professoras Teresa Carriço e Cecília Simões, organizaram uma exposição que ocupa as vitrinas da referida biblioteca.

E como o Natal se revela diferente não só no Mundo, como também nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, empreenderam uma viagem até às ilhas, de onde trouxeram o característico bolo de mel da Madeira, feito a partir do mel de cana-de-açúcar e uma casinha de Santana, com o seu telhado típico em colmo.

Nos Açores, ficaram a saber como se vive esta época do ano, as suas tradições e a gastronomia própria do Natal.

Em alemão Fröhliche Weihnachten , em francês Joyeux Noël , em inglês Merry Christmas ou na língua de Camões se deseja:

Feliz Natal!


1 comentário:

Anónimo disse...

O Manual Escolar 2.0 é um projecto pioneiro a nível mundial, no qual os manuais escolares são construídos on-line, num espaço aberto à participação de todos os professores. Num artigo no nosso site, tomámos a liberdade de incluir um link a um artigo deste blogue: http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt/projectos/sebenta/posts/178. Aproveitamos a ocasião para convidá-lo a visitar o nosso site. Todos os comentários e sugestões são bem-vindos. Estamos à sua espera!