2.6.10

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA




Ontem comemorou-se um dia especial para os mais novos. Entre brincadeiras, jogos, passeios e outras diversões, recordou-se que as crianças têm direitos que nem sempre são respeitados.
A Declaração Universal dos Direitos da Criança, consignada há algumas décadas, continua a ser letra morta em muitos países do mundo, que forçam os mais pequenos ao trabalho precoce, à prostituição, a maus-tratos indiscriminados.
A aplicação desses direitos passa pelo zelo de todos nós, pela atenção e disponibilidade que facultamos aos que nem sempre se fazem ouvir.
Para recordar este dia, três alunos da escola, a Cláudia Salgueiro, a Fátima Rodrigues e o Mickael Oliveira, sob a orientação da professora Ana Isabel, elaboraram um trabalho patente no expositor da Biblioteca Escolar, onde constam os princípios que regem os direitos das crianças, bem como algumas frases de pensadores famosos a propósito dos mais novos.
E terminamos com as sábias palavras de Fernando Pessoa, esperando que a mensagem deste dia não passe inexoravelmente, antes permaneça:

“Depois pensemos, crianças adultas, que a vida Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,Vai para um mar muito longe, para o pé do Fado, Mais longe que os deuses.”


(texto de: Ana Isabel Oliveira)

Sem comentários: