24.5.10

A Psicologia aplicada em Portugal - A Psicologia e o Desporto

No passada quinta feira, os alunos de Psicologia B do 12º Ano, turmas A e B, tiveram uma aula diferente na Biblioteca Escolar num clima agradável e propício à curiosidade e à aprendizagem. Esta actividade foi proposta pela professora Licínia Freitas e dinamizada pelo Dr. Paulo Cunha, psicólogo figueirense que tem trabalhado com a Selecção Nacional de Basquete.

Foram realçados os benefícios da prática desportiva, quer a nível físico, quer psicológico. O psicólogo realizou alguns testes que tinham como objectivo evidenciar a importância do factor mental na prática de qualquer desporto. Mostrou ainda alguns vídeos referentes à sua prática enquanto psicólogo de atletas de alta competição. De salientar a colaboração e participação activa dos alunos e das professoras Márcia Cruz, Ana Matos e Lurdes Florência.

20.5.10

Projecto BAME


Um dos grupos do Projecto multidisciplinar BAME (Biblioteca, Arquivo e Museu da Educação) encontra-se na nossa escola para inventariar o património arquivístico, museológico e bibliográfico.
O património bibliográfico seleccionado e catalogado nesta escola já está disponível na base de dados SIBME (Sistema Integrado de Bibliotecas do Ministério da Educação) no seguinte endereço: http://sibme.min-edu.pt/ / Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz

7.5.10

Teatro "Tic-Tac" na BE



No passado dia 5 de Maio os alunos Ana Carlos e Gabriel Aidos, da disciplina de Área de Projecto do 12º B, apresentaram às crianças do Jardim de Infância Conde Ferreira a peça teatral "Tic-Tac".
Pretendeu-se com este projecto chamar a atenção dos mais novos para os problemas ambientais que afectam a Terra. "Tic-Tac" foi o título escolhido é uma alusão ao tic-tac do relógio, uma vez que já não temos muito tempo para remediar os danos que fizemos à natureza.
A peça retrata a vida de quatro animais que está ameaçada pelas mãos do Homem.



A exploradora Ana procurou soluções com a ajuda dos meninos. Estes foram sempre um público atento, demonstranto conhecer as pequenas coisas que cada um pode fazer para que a Terra "não fique mais triste".


Ana Carlos 12ºB
Gabriel Aidos 12ºB