30.1.11

30 de Janeiro - Dia da Não-violência

O dia 30 de Janeiro foi proclamado Dia da Não-violência pela Organização das Nações Unidas, em homenagem ao líder pacifista Mahatma Gandhi, assassinado brutalmente neste mesmo dia no ano de 1948, enquanto orava com outras 500 pessoas, na India.

Ahimsa, ou a Não-violência , é uma ideia poderosa que se tornou conhecida em todo o mundo graças a Gandhi e é definida como: “A atitude de renúncia a matar e a causar danos aos outros seres por meio de pensamentos, palavras ou acções”.

A não-violência passa pelo diálogo, pela utilização da nossa linguagem, a língua humana. Diálogo significa compromisso, respeito pelos pontos de vista e pelos direitos dos outros. Por isso, diz NÃO à violência !


“A Não-violência é a maior força que existe à disposição do ser humano. É mais poderosa do que qualquer arma de destruição inventada pelo ser humano, por mais sofisticada que seja.”

Gandhi

28.1.11

O Grande ©

O concurso Grande © de 2011, que promete ser tão entusiasmante como o anterior, continua com as inscrições abertas. A DGIDC e a RBE apoiam este concurso que, promovendo a criação de obras originais, visa sensibilizar e educar o público juvenil para questões do domínio da ética e da literacia de informação: o direito de autor e os direitos conexos.
Este é o vídeo da Festa com que terminou a edição de 2010 do projecto Grande C.
As imagens vão percorrendo os diferentes stands onde, com a ajuda de profissionais, todos podiam experimentar ou ficar a saber mais sobre uma área criativa: fotografia, design, moda, televisão, jornalismo...

mais informações aqui

27.1.11

27 de Janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Assinala-se hoje, dia 27 de Janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

O filme, que a seguir se pode visualizar, foi produzido e gentilmente cedido pela professora bibliotecária, Natércia Rasteiro, do Agrupamento de Escolas das Alhadas, para que a mensagem “NUNCA MAIS” não fique apenas guardada nas nossas memórias, mas também nos nossos corações.


14.1.11

BIBLIOFILMES FESTIVAL - Viva o Livro


O BiblioFilmes é um concurso de vídeos/filmes sobre livros e bibliotecas que iniciou a sua edição de 2011 (o 4º volume) e conta, novamente, com o apoio do Plano Nacional de Leitura, também na escolha das melhores participações recebidas, na vertente Votação Júri.

O concurso está aberto até 15 de Abril. Os vídeos e a informação sobre a respectiva ligação devem ser colocados no YouTube e enviados para a Organização até essa data. O anúncio dos vencedores, nas respectivas categorias, será feito a 23 de Abril, Dia Mundial do Livro.

Toda a informação sobre o Bibliofilmes, bem como sobre as participações nos concursos anteriores, pode ser vista em BiblioFilmes.com ou através do email BiblioFilmes@xariti.com.

O desafio é que Professores e Alunos demonstrem que são "amadores" ("pessoa que ama") de Livros e Bibliotecas e façam um "filme" (em vídeo ou telemóvel) em que contem a sua história e provem o quanto gostam da sua Biblioteca e/ou de um Livro(s).

Das várias sugestões e categorias a concurso, destacamos:

Vídeo de Biblioteca Pública
Vídeo de Biblioteca Escolar
Vídeo de aula/actividade escolar para promover a leitura
Vídeo de uma Crítica/Recomendação de um livro
Melhor trailer de um Livro

O BiblioFilmes Festival conta com as vossas participações para dar ainda mais significado ao Dia Mundial do Livro de 2011!

10.1.11

5ª Edição do Concurso Nacional de Leitura



Alunos apurados para a 2ª fase

Parabéns a todos os alunos que participaram na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura.

Ficaram apurados para a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura ( fase distrital) os seguintes alunos:

Alunos do 3º Ciclo

Ana Sofia Marques Sequeira, 8º A

João Luís Esteves Neves, 9º A

Margarida Duarte dos Santos Almeida Martins, 9º A

Alunos do Ensino Secundário

Isabeli Francine Santiago, 11ºA

Micaela Soraia Nunes Rocha, 12ºB

João José Marques Llano, 10º B

As obras seleccionadas para a 2ª fase do concurso, assim como a data e o local de realização da prova serão oportunamente divulgados.

7.1.11

Podologia_12ºB - Área de Projecto

As alunas Ana Rocha, Bárbara Rocha, Melanie Faria e Soraia Freitas apresentam o trabalho sobre Podologia, tema de trabalho de Área de Projecto.

4.1.11

Ciência Forense_12º B - Área Projecto

Gostas de Investigação Criminal?

Presta atenção ao vídeo...



Participa neste desafio dos alunos Catarina Pinto, Inês Brás, Nichaela Rocha e Rui Carvalho, do 12º B, da Escola Secundária c/ 3º Ciclo Dr. Bernardino Machado, realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto, subordinado ao tema "Ciência Forense – Veritatis Post Mortem" ("Verdade após a Morte").
Este trabalho será desenvolvido e aprofundado ao longo de todo o ano lectivo.

Todos os meses serão propostos novos enigmas.
As informações estão disponíveis na BE e neste site.

3.1.11

Novidades _ 2011



As novas aquisições já chegaram à BE.
Vem conhecê-las...
...os livros...





...e os DVD's....


BOM ANO NOVO

Votos de Bom Ano Novo a toda a Comunidade Educativa.

Divulgamos as actividades a realizar no segundo período e que podem ser consultadas no Boletim Informativo da BE - n.º2.
Contamos como sempre com a vossa participação.