sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dia Mundial dos Oceanos

Inaugurou-se hoje, no Centro de Artes e Espetáculos, a exposição Móbil Ecológico - "O Oceano no CAE" integrada o programa CulturECO - Feira do ambiente da Figueira da Foz.
A nossa escola participou nesta iniciativa promovida pelo departamento da cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz com o trabalho conjunto dos alunos do 8º B e 10º E, "Cabo Mondego,  Atlântico Primitivo - Mar de Tétis, há 180 milhões de anos", onde estão representadas amonites e belemenites, executadas com materiais recicláveissob a orientação dos professores de Ciências Naturais, Biologia e Oficina de Artes.
Os nossos alunos assistiram ao "Concerto Musical, com instrumentos reciclados", realizado pelos alunos do 5º anos do Colégio da Quiaios, que contou com a presença do Sr. Vereador do Pelouro do Ambiente, Dr. António Tavares.










"O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de Junho.
A celebração aos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992.
Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos. Vários países celebram a data, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.
A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera são alguns dos factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.
Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interacção com a atmosfera, litosfera e biosfera têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.
Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas."

informação retirada de:http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-dos-oceanos/

Sem comentários: