22.10.12

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

A International Association of School Libraries (IASL) declarou o mês de outubro como o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. As Bibliotecas Escolares são convidadas a celebrar esta data promovendo a nível internacional as suas atividades  no âmbito da promoção da leitura e das literacias, da formação de utilizadores, divulgação e utilização dos serviços da Biblioteca.
Desde 2008 a Escola Secundária c/ 3º CEB Dr. Bernardino Machado associa-se a este evento como participante ativo nestas comemorações.
Ao longo do mês de outubro várias foram as atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, das quais destacamos:

-  Leitura de Fábulas - atividade desenvolvida pelas alunas do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial em articulação com a Biblioteca  Municipal Pedro Fernandes Tomás e realizada na sala Infanto-juvenil nos dias:
 22 de outubro, 15H00 – 24 alunos do 1º ano de escolaridade da Escola do 1º CEB de Rui Martins;
25 de outubro, pelas 10H30 – cerca de 40 alunos do Jardim de Infância e do 1º ano de escolaridade do Centro Escolar de Vila Verde
29 de Outubro, pelas 15H00 – 25 alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Conservatório de Música David Sousa.

 







- Formação ao Utilizador - “Pesquisa no Catálogo”– envolvendo as turmas do 7º ano de escolaridade, onde os alunos puderam constatar a evolução do tratamento documental e do modo de pesquisa do acervo da Biblioteca.




- Ciclo de Cinema – atividade promovida pelos Amigos da Biblioteca, dirigida aos alunos do 3º ciclo. Os filmes selecionados (Tempos modernos, Johnny English e
Inteligência artificial) promoveram a reflexão para temáticas atuais.



- Exposição temática : “A Biblioteca Escolar: uma chave para o passado, presente e futuro”.

- Marcadores – com temas alusivos à leitura e à Biblioteca Escolar

- Jogos didáticos – xadrez, damas entre outros.

- Desafios de leitura – atividade em que os alunos selecionaram obras relacionadas com a temática escolhida pelo IASl expressando a sua opinião mediante o preenchimento de uma ficha de leitura. No final da atividade foi entregue um prémio ao melhor comentário.


- Campanha Gosto – destaque de livros com notações que cativem os leitores para conhecerem as obras existentes na BE.



Sem comentários: