19.10.14

Formação: Tratamento técnico-documental: Indexação


Professores bibliotecários das todas as escolas do concelho e técnicos da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás participaram na ação de formação Tratamento técnico-documental: indexação, realizada na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, no dia 17 de outubro de 2014, e ministrada pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Graça Barão, de modo a consolidar e aperfeiçoar práticas profissionais num domínio que exige um alto nível de especialização quanto à organização, transferência e disseminação da informação.

Enquanto atividade integrante do tratamento técnico-documental, a Indexação visa atender às necessidades dos leitores/utilizadores conferindo à recuperação de informação eficácia, eficiência e qualidade. Processo fundamental para o controle bibliográfico em centros de documentação especializados, a descrição intelectual da informação ganhou relevo sobretudo no contexto da chamada "explosão bibliográfica", após a II Guerra Mundial. Incontornável em Centros Documentais Especializados é, presentemente, nas Bibliotecas Escolares uma forma de promover o desenvolvimento de competências em pesquisa da informação, junto do público escolar que se pretende capaz de responder aos desafios da atual sociedade do conhecimento.

A ação de formação agora realizada inicia um novo ciclo de trabalho para os parceiros do Grupo de Trabalho Concelhio da Figueira da Foz (GTC), proporcionando a análise e reflexão conjuntas sobre temas de interesse para os profissionais envolvidos.









 


Sem comentários: