22.11.21

Abertura do Centenário do nascimento de José Saramago

 

O Agrupamento de Escolas Figueira Mar assinala a abertura do Centenário do nascimento de José Saramago

 

O Agrupamento de Escolas Figueira Mar, através da Biblioteca Escolar, aderiu à iniciativa «Leituras Centenárias», promovida pela Fundação José Saramago, para assinalar a abertura do Centenário do nascimento de José Saramago, que se comemora no dia 16 de novembro de 2022.

No âmbito desta iniciativa, foram promovidas duas sessões de leitura do conto A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, uma na Escola Infante D. Pedro e outra na Escola Dr. Bernardino Machado.

As leituras foram feitas, respetivamente, por alunos do 5.º A e do 9.º D, sob orientação das suas professoras de Português, Mariana Alcaide e Isabel Gomes, respetivamente, e do professor José Tenreiro Abreu, sem o apoio dos quais não seria possível brindar a comunidade escolar com as leituras que resultaram da atividade.

Ver video da escola Secundária Dr. Bernardino Machado

Ver video da escola Infante D. Pedro

O empenho e agrado com que participaram na atividade foram notórios e, desde já, o nosso agradecimento a todos os alunos e professores.

 

Com a finalidade de assinalar a data, envolvendo ativamente todo o Agrupamento, promoveu-se, ainda, o “desenho” da “Maior Flor do Mundo”, com uma “flor humana”, nos campos de jogos das escolas Dr. Bernardino Machado e Infante D. Pedro.

A “flor humana” da Escola Infante D. Pedro foi “desenhada” ainda com a participação da comunidade escolar da Escola Básica do Serrado e da Escola Básica do Castelo, que se associaram à iniciativa.

Podemos não ter as maiores flores do mundo nem as mais perfeitas, mas conseguimos umas belíssimas flores, que nos enchem de satisfação e orgulho.

 Apreciem-nas, mas fiquem a saber que não deixam transparecer a emoção que foi “desenhá-las”!



 

Sem comentários: