A convite da Biblioteca Escolar e do grupo disciplinar de História, esteve presente, na Escola Infante D. Pedro (Agrupamento de Escolas Figueira Mar), o Dr. Silvério de Sousa Mendes, para um novo encontro no Agrupamento, desta vez destinado a alunos do 9.º ano.
A iniciativa, que se realizou no dia 7 de fevereiro, integrou-se nas atividades destinadas a assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que tiveram como objetivo principal salientar que «Honrar a memória é usá-la como lição para o futuro».
O Dr. Silvério de Sousa Mendes, Presidente do Conselho Geral da Fundação Aristides de Sousa Mendes, desde 2021, num discurso claro, acessível e, por vezes, emocionado, falou da sua extensa família, destacando a pessoa do seu bisavô e a sua ação humanitária, que salvou mais de trinta mil vidas, mas que teve consequências muito nefastas para ele próprio e para toda a família.
Foi com manifesto agrado que comunicou o reconhecimento institucional do feito humanitário de Aristides de Sousa Mendes, em Portugal, onde apenas se iniciou em 1987, e internacionalmente.
Deixou também perpassar entusiasmo e felicidade no seu discurso, quando se referiu à Casa do Passal, a antiga casa da família, em Cabanas de Viriato, que, tendo estado perto da ruína total, se encontra agora restaurada e transformada no Museu Aristides de Sousa Mendes.
Os alunos ouviram com atenção e interesse as suas palavras e, no final, tomaram a iniciativa de aplaudir o distinto convidado, manifestando o seu agrado por este enriquecedor encontro, que colocou na primeira pessoa e no presente os acontecimentos que conheciam dos livros e dos documentários de História.
Os professores que promoveram a iniciativa declararam que foi uma honra receber o Dr. Silvério de Sousa Mendes e a sua esposa, Dr.ª Maria Teresa de Sousa Mendes, não só pelo valor do seu testemunho, mas também pela simpatia e amabilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário