12.11.08

2008 Ano Internacional do Planeta Terra - Planeta Mágico na ESBM



Entre os vários eventos e actividades programados para o triénio 2007-2009, destacamos o projecto “Há uma só Terra!”, que traz às escolas o “Planeta Mágico”, um ecrã esférico que permite projectar imagens e animações no Globo a 360 graus.
Esta inovadora tecnologia multimédia permite observar diferentes temáticas das ciências da Terra – Tectónica de Placas, Atmosfera, Mudanças Climáticas –, demonstrando como o nosso “Planeta Vivo” está a passar por uma situação de fragilidade face à desmedida acção humana.
Depois de uma exaustiva semana de sessões, a avaliação geral das actividades acabou por ser muito confortante: visitaram, ao longo das sessões programadas, 16 turmas, num total aproximado de 300 alunos. Foi dada a possibilidade a alguns destes alunos fazerem uma avaliação geral das actividades e os resultados expressam o seu sucesso: cerca de 90% dos 56 alunos que registaram a sua apreciação revelou ter gostado bastante ou muito da exposição.
Para além das sessões programadas, há a referenciar que o “Planeta Mágico” esteve disponível, nas tardes de Quarta-feira e Quinta-feira (dias 5 e 6 de Novembro) para visitas livres. Neste período, muitos foram aqueles que acabaram por “espreitar” esta nova tecnologia, demonstrar a sua curiosidade face ao que era observado e solicitar todo o tipo de esclarecimentos.

Sem comentários: