18.6.10

Há bancos de leitura no jardim...



"O Jardim Municipal da Figueira da Foz dispõe, desde ontem, de um espaço de leitura dedicado aos mais novos. Os Bancos de Leitura - iniciativa promovida pela Divisão de Cultura, Museu, Biblioteca e Arquivos da Câmara Municipal, no âmbito das comemorações do I Centenário da Biblioteca Municipal - foram criados pelos alunos de nove escolas do concelho: João de Barros, Pedrosa Veríssimo, Infante D. Pedro, Pintor Mário Augusto, Cristina Torres, Bernardino Machado, Joaquim de Carvalho e Escola Profissional e INTEP.
Reactivar o conceito do " avô contador de histórias" é também, um dos objectivos. Para tal, a autarquia está a envedar esforços para que os monitores deste espaço "sejam pessoas seniores ligadas à Associação Viver em Alegria", explicou o vereador do Pelouro da Cultura da autarquia, António Tavares, que assim pretende promover "o contacto inter-geracional através do livro/leitura". Durante os meses de Verão crianças e jovens vão poder usufruir destes bancos, que conta, também, com o apoio da Associação de Amizade e das Artes Galego portuguesa a quem coube a tarefa de "embelezar" uma mini biblioteca do jardim."

In O Figueirense (18 Jun. 2010), p. 15.

9.6.10

Sustentabilidade dos recursos geológicos

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia do 11º Ano de Ciências e Tecnologias, os alunos das turmas B e C realizaram trabalhos relativos à última unidade temática do programa da disciplina denominada "Sustentabilidade dos recursos geológicos" . Estes trabalhos podem ser visionados no LCD à entrada da Biblioteca e aqui em:
Exploração Sustentada de Recursos Geológicos
Recursos Hidrogeológicos
Recursos Minerais

4.6.10

I Centenário da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

No âmbito das comemorações do I Centenário da Biblioteca Municipal, a mesma promoveu a iniciativa "Bancos de Leitura", detinada à comunidade escolar do concelho, que consistiu em decorar um banco de madeira subordinado ao tema "Leitura".
As alunos do 9º F, CEF de práticas de Acção Educativa, participaram nesta actividade com todo o empenho e imaginação conforme comprovam as imagens que se seguem!
A apresentação destes trabalhos terá lugar no dia 17 de Junho, no Jardim Municipal da nossa cidade.

História da música - 2ª metade do século XX



Uma simples exposição preparada pela aluna Cátia Ferreira do 12.º Ano A, do Curso de Línguas e Humanidades, que nos quis mostrar um pouco do trabalho desenvolvido em conjunto com a aluna Sónia Dias, em Área de Projecto, sobre a história da música na segunda metade do século XX e músicos que se distinguiram no rock‘n roll, no reggae, no fado e na música de intervenção política.


2.6.10

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA




Ontem comemorou-se um dia especial para os mais novos. Entre brincadeiras, jogos, passeios e outras diversões, recordou-se que as crianças têm direitos que nem sempre são respeitados.
A Declaração Universal dos Direitos da Criança, consignada há algumas décadas, continua a ser letra morta em muitos países do mundo, que forçam os mais pequenos ao trabalho precoce, à prostituição, a maus-tratos indiscriminados.
A aplicação desses direitos passa pelo zelo de todos nós, pela atenção e disponibilidade que facultamos aos que nem sempre se fazem ouvir.
Para recordar este dia, três alunos da escola, a Cláudia Salgueiro, a Fátima Rodrigues e o Mickael Oliveira, sob a orientação da professora Ana Isabel, elaboraram um trabalho patente no expositor da Biblioteca Escolar, onde constam os princípios que regem os direitos das crianças, bem como algumas frases de pensadores famosos a propósito dos mais novos.
E terminamos com as sábias palavras de Fernando Pessoa, esperando que a mensagem deste dia não passe inexoravelmente, antes permaneça:

“Depois pensemos, crianças adultas, que a vida Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,Vai para um mar muito longe, para o pé do Fado, Mais longe que os deuses.”


(texto de: Ana Isabel Oliveira)