12.11.12

Dia de São Martinho

Os alunos da Educação Especial da Escola Secundária c/ 3º CEB Dr. Bernardino Machado realizaram vários trabalhos, com materiais recicláveis, para comemorar o dia de São Martinho.  Estes trabalhos estão expostos  à entrada da biblioteca escolar.

Mas quem era Martinho? 
São Martinho era um jovem soldado romano que num certo dia de Outono viajava montando no seu cavalo branco. Chovia torrencialmente, trovejava… e o céu estava tão escuro que parecia que ia anoitecer muito mais cedo do que o normal para aquela época do ano. Era, na verdade, uma grande tempestade.
Martinho seguia o seu caminho quando ouviu uma voz pedindo socorro. Era um mendigo, cheio de frio, que pedia ajuda a quem passava naquela estrada.
Martinho parou o seu cavalo para ajudar aquele pobre homem. Ele tremia, estava cheio de frio e já se sentia muito fraco.
Martinho tirou a capa que se cobria as costas, cortou-a ao meio com a seu espada e ofereceu metade da capa ao mendigo, para que ele se agasalhasse e se protegesse contra o frio que se fazia sentir naquele dia de Outono, que mais parecia um dia de Inverno.
Assim que Martinho cobriu o mendigo com a metade da sua capa, a tempestade passou, o céu ficou azul, a chuva parou e o sol aqueceu a Terra com os seus raios quentes, como se quisessem abraçar o soldado Martinho por aquela boa acção. Parecia um dia de Verão.
Ouve-se dizer que a partir desse dia, todos os anos, o sol costuma aparecer para aquecer a Terra e lembrar a todas as pessoas crescidas, e a todos os meninos, esta boa ação de S. Martinho, para que sigam o seu exemplo e sejam amigos uns dos outros. É o Verão de S. Martinho.
Texto: Alunos de Educação Especial sob orientação da professora Maria João


Sem comentários: