23.4.14

Bibliotecando em Tomar _ 5ª edição

Realiza-se nos dias 2 e 3 de maio a 5ª edição do Bibliotecando em Tomar.
O programa deste Encontro centrar-se-á, este ano, em torno da temática das Leituras de Lendas e Mitos. Os mitos históricos são, no dizer de António José Saraiva, "uma formação de consciência fantasmagórica com que um povo define a sua posição e a sua vontade na história do mundo”, identificando de seguida a cruzada como o primeiro mito coletivo português. Partindo desta ideia central, pretende-se debater a questão da construção identitária portuguesa e da sua relação com os mitos e lendas que povoam o nosso imaginário coletivo.
À semelhança das quatro edições anteriores, optou-se por apresentar abordagens diferenciadas da problemática central, organizando-se os painéis em torno dos seguintes temas: o mito do fim das bibliotecas; leitura de mitos da ciência; leitura das lendas e dos mitos na literatura; leitura dos mitos da ciência; leitura dos mitos da (nossa) História; leitura do mito templário, leitura do mito da (des)construção da Casa Grande Portuguesa ou a questão dos processos de colonização e descolonização em termos dos mitos que lhes estão associados.
O Encontro está em processo de acreditação pelo CCPFC.
As inscrições, o programa e todas as informações úteis podem ser obtidas no site oficial, em: http://www.bibliotecandoemtomar.ipt.pt/

in:http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1230.html

Sem comentários: