31.1.24

Comemoração do Dia internacional da não violência e da paz nas escolas

Assinala-se internacionalmente o Dia da Não Violência nas Escolas no dia 30 de janeiro.

A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenço Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido este dia por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por sensibilizar os nossos alunos, professores, pessoal não docente e encarregados de educação, para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. São também preocupações deste dia promover a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade.

Com o intuito de promover o caminho para a paz escolar, a biblioteca escolar dinamizou, nas várias bibliotecas do Agrupamento, uma exposição a valorizar a diferença.

Foram ainda colocadas, nas portas das escolas Bernardino Machado e Infante D. Pedro, imagens com o título “E se Fosse Contigo?”, alusivas a situações de agressões físicas e psicológicas, com mensagens a alertar para as consequências negativas da violência e a dor que provoca, para que tais situações sejam evitadas/denunciadas.

Também foram exibidas, no LCD das bibliotecas, vídeos e vídeo-clips de canções subordinadas ao tema. Em colaboração com a biblioteca escolar da Escola Infante D. Pedro, o clube “Rádio Escolar”, da responsabilidade da professora Nélia Baptista, divulgou, junto da sala de convívio dos alunos, canções que pretendiam incentivar a comportamentos de solidariedade e amizade entre pares e, assim, ajudar a combater a violência nas escolas.

Sem comentários: