29.1.25

Notícia sobre a Palestra proferida pelo Dr. Silvério de Sousa Mendes


 Na Biblioteca da Escola Secundária Bernardino Machado, do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, assinalou-se o dia 27 de Janeiro – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Para o efeito, mobilizaram-se a Biblioteca, o grupo disciplinar de História, as turmas do 12º A (que elaboraram cartazes em exposição), 10º B e 11ºA. 

Passados 80 anos sobre o fim da II Guerra Mundial, a perseguição (e o extermínio) a uma raça, a um povo ou a uma minoria continua a ser uma temática atual. Por isso, esta atividade, cujo objetivo é, acima de tudo, o de alertar consciências, reveste-se de suma importância. Com este objetivo em mente, aquelas duas últimas turmas, acompanhadas pelos respetivos professores e outros membros da comunidade escolar, participaram numa palestra, sobre a vida e obra de Aristides de Sousa Mendes, proferida pelo seu bisneto, Dr. Silvério de Sousa Mendes, Presidente do Conselho Geral da Fundação Aristides de Sousa Mendes, desde 2021.

 Esta ação revestiu-se de grande interesse e pertinência para toda a comunidade escolar e foi com agrado que os alunos ouviram e colocaram questões. .Pela sua ação, o diplomata português, Cônsul em Bordéus (França), salvou milhares de vidas ao emitir vistos para refugiados que fugiam da perseguição nazi.  Numa linguagem clara e acessível, foi claramente divulgado o ato de consciência que fez de Aristides de Sousa Mendes um “Justo entre as Nações”, título que lhe foi conferido pelo Memorial do Holocausto como reconhecimento por ter salvo centenas de judeus perseguidos pelo regime nazi.













Sem comentários: