4.2.25

Dia Escolar da Não Violência e da Paz.


Dia 30 de janeiro, quinta-feira, comemorou-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz.

Para assinalar este dia, e com o objetivo de promover uma cultura da Paz na Escola e na Vida, foram dinamizadas diversas atividades, propostas pela Biblioteca Escolar e pela componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento.

Na escola Dr. Bernardino Machado, houve um “Momento musical e de leitura pela Paz” no intervalo da manhã, dinamizado por duas alunas do Clube de Leitura, que, sob a orientação da docente Teresa Carriço, leram o poema «Todas as crianças da Terra», de Sidónio Muralha. Também à mesma hora, na escola Infante D. Pedro, aconteceu um momento semelhante, dinamizado pelos professores de música Ângela Forte e Celso Rama.

Realizou-se, ainda, a “Fotografia pela Paz” nas duas escolas, com os elementos da comunidade escolar a construir imagens de símbolos da paz nos recintos escolares. Para a realização da atividade, contou-se com a especial colaboração dos docentes de Educação Física Isabel Freitas e Paulo Plácido, de alguns alunos da turma E, do 11.º ano, e um elemento da comunidade educativa, o qual gentilmente aceitou o pedido de fotografar com um drone.

Participaram também na atividade, alunos da Escola Básica do Castelo.

Na escola Infante D. Pedro, e já no final da manhã, houve ainda um segundo momento musical, baseado na música “Mudar a Canção” de Marisa Liz”, dinamizado pela professora Nélia Batista.




Ao longo do mês de janeiro, a Biblioteca escolar lançou o desafio de construção colaborativa de um "Mural para a Paz" como resultado da reflexão acerca da responsabilidade individual e coletiva de todos na promoção da PAZ.

A mobilização, o interesse e o espírito colaborativo dos participantes contribuíram para o sucesso das iniciativas.

Sem comentários: